Para a Ramos, os principais benefícios alcançados com essa meta foram a qualidade das informações, agilidade nos processos operacionais, centralização de áreas na matriz, acompanhamento de resultados em tempo real e controle do negócio, fazendo com que o nível de assertividade na tomada de decisões evoluísse significativamente.
Um dos obstáculos para a implantação, inclusive, foi a adequação dos processos já existentes aos novos, introduzidos devido à adoção do sistema de gestão. As pessoas foram o diferencial nessa etapa, já que o projeto abrangeu todas as áreas da empresa e não foi encarado apenas como uma ação de TI. Em seis meses, a área administrativa já havia migrado todos os seus procedimentos de compras e financeiro.
Outro desafio foi a customização do TOTVS Distribuição e Logística para que o sistema refletisse as ações de rotina da Ramos. Após vencer essas barreiras, a companhia passou a contar com um sistema integrado que, hoje, recebe cerca de 1.500 acessos simultâneos.
Agora que todas as unidades possuem o mesmo sistema, o controle e as regras são realizados através de parametrizações na matriz e o usuário não tem mais autonomia para alterar nenhum dado sem que haja a participação de um gestor.
Além disso, a Ramos passou a contar com novas funcionalidades, como a baixa de entregas pelo celular, identificação de 100% da carga movimentada por código de barras e acompanhamento das mercadorias em tempo real.
As tarefas administrativas, como caixa, contas a pagar e departamento pessoal, foram centralizadas na matriz, o que colaborou para uma maior integração e para a eliminação de retrabalhos nas áreas internas.
Para lidar com toda essa infraestrutura de TI, a Ramos conta com serviços do Datacenter da TOTVS. O próximo passo será a adoção da ferramenta de BI, para aperfeiçoar as técnicas de trabalho e suportar o ambiente de crescimento que a empresa vem construindo.
Fonte: Logweb
Nenhum comentário:
Postar um comentário