Para que o processo de negociação seja satisfatório é fundamental uma série de cuidados e conhecimento profundo das principais necessidades dos clientes e também do produto a ser comercializado. Em nossos tempos atuais a figura representada como cliente está muito mais exigente e cabe ao vendedor ou representante entender as principais necessidades de seu cliente, facilitando a tomada de decisão. A comunicação, objetividade, credibilidade, coerência e conhecimento técnico do produto transmitem ao cliente segurança na negociação do contrato. É importante que haja um planejamento comercial e estratégico envolvendo toda a equipe interna, facilitando a comunicação entre todas as partes e processos que influenciam o fechamento da negociação.
O gestor responsável pela negociação das propostas deve treinar e capacitar sua equipe com o objetivo de promover segurança e agilidade no fechamento da negociação. Administrar o tempo é peça fundamental para se ter sucesso nas negociações e alguns pontos como definir lista de prioridades do dia, agenda de reuniões, ser mais objetivo na leitura de e-mail, respeitar a autoridade para que não haja conflitos, atentar-se às metas e visão da empresa, controlar e gerenciar informações, reuniões mais objetivas, treinamento e capacitação dos subordinados, organização com os papéis na mesa, avaliar as causas de possíveis problemas, qualidade no atendimento, etc., contribuem para a imagem da organização.
Embora o assunto seja polêmico e discutido em várias organizações e entidades de ensino, o processo para negociação ainda é falho em muitas organizações. A falha tem origem na falta de disciplina, treinamentos e capacitação da equipe quando se trata na gestão de processos comerciais como:
Ø Qualidade na prospecção de clientes
Ø Script de vendas correto
Ø Administração de tempo e processos comerciais
Ø Pré-venda e Pós-venda
Ø Processamento de pedido
Ø Controle e gerenciamento das informações
Ø Telemarketing
Ø Recepção
Ø Integração entre os departamentos
Entender as falhas e corrigi-las contribui para que as organizações se tornem mais competitivas e dinâmicas em nosso mercado atual, clientes buscam o tempo todo um diferencial entre seus fornecedores com a finalidade de também atender seus clientes. A competição não é algo que devemos temer, pode ser a oportunidade para encontrar brechas para que sejam preenchidas e tratadas.
Autores: Maicon H. Oliveira/Helen de Freitas Ribeiro
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