segunda-feira, 5 de dezembro de 2011

Portos paranaenses superam recorde anual de movimentação

Os portos de Paranaguá e Antonina, no Paraná, movimentaram mais de 38 milhões de toneladas de cargas de janeiro a novembro. De acordo com balanço divulgado pela Appa (Administração dos Portos de Paranaguá e Antonina), este volume já supera o recorde histórico de todo o ano de 2007.


Destaques- Os portos paranaenses também cravaram recordes de movimentação de alguns produtos. Caso da soja, cujas exportações chegaram a 6,7 milhões de toneladas em 2011, com volume 13% superior ao recorde anterior de todo o ano de 2003.

As exportações de açúcar superaram o recorde de 2010 em 4%, atingindo cerca de 4 milhões de toneladas em novembro. Outros recordes registrados pela Appa foram nas importações de fertilizantes, com 8,5 milhões de toneladas este ano, superando a marca histórica de 2007; e na movimentação de veículos, com 207 mil veículos movimentados até o mês passado e crescimento de 14% em relação ao volume histórico do ano passado.

Segundo a Appa, a receita cambial gerada pelas exportações de mercadorias também já atingiu recorde histórico: cerca de US$ 16 bilhões até novembro, valor 14% superior à marca histórica de 2008. De acordo com a administração portuária, a expectativa é que em 2011 os portos movimentem 41 milhões de toneladas de produtos.

Antonina- Somente o Porto de Antonina movimentou 1,3 milhão de toneladas até novembro, superando o recorde de 2004 em 25% e com um expressivo crescimento de 400% sobre 2010. “Estamos recuperando a movimentação de mercadorias em Antonina, usando o Porto como suporte ao de Paranaguá e trabalhando em diversos projetos para aumentar ainda mais a produtividade dos terminais lá instalados. A cidade já está sentindo os reflexos disso com a recuperação de empregos e movimentação da economia”, destaca Airton Vidal Maron, superintendente da Appa.

Fonte: Canal do Transporte

Nenhum comentário:

Postar um comentário