A Logística é o processo de planejamento, implantação e controle do fluxo eficiente e eficaz de mercadorias, serviços e pessoas e das informações relativas desde o ponto de origem até o ponto de destino em cadeia, com o propósito de atender às exigências dos clientes.
O conceito de Supply Chain Management surgiu como uma evolução natural do conceito de logística integrada. Enquanto a logística integrada representa uma integração de atividades, o supply chain management representa sua integração externa, A cadeia de suprimentos abrange todas as atividades relacionadas com o fluxo e a transformação de mercadorias desde o estágio da matéria-prima (MP) até o usuário final e seus respectivos fluxos de informação.
Uma boa gestão em SCM proporciona uma serie de maneiras pelas quais é possível aumentar a produtividade, reduzir custos operacionais , gerenciar estoques, agregar valor aos produtos, eliminar desperdícios, estabelecer prazos confiáveis, implantação de pedidos e serviço de pós-venda. Em resumo o gerenciamento da cadeia de suprimentos é a coordenação estratégica das tradicionais funções de negócios no âmbito da cadeia de suprimentos com o objetivo de aperfeiçoar o desempenho a longo prazo das empresas isoladamente e da cadeia como um todo.
Desta forma o SCM e a integração de todas as atividades da cadeia, mediante relacionamentos muito aperfeiçoados entre seus elementos (elos), também com o objetivo de conquistar uma vantagem competitiva sustentável.
Na CS um conjunto de atividades funcionais (transportes, controle de estoques, produção, fluxos de informações) se repetem inúmeras vezes ao longo do canal por onde as matérias-primas vão sendo convertidas em produtos acabados, aos quais se agrega valor ao consumidor. Uma vez que as fontes de MP, fabricas e pontos de vendas em geral não tem a mesma localização e o canal representa uma sequencia de etapas de produção, as atividades logísticas podem ser repetidas várias vezes até um produto chegar ao mercado.
Dessa forma, as atividades logísticas também se repetem á medida que os produtos usados são transformados a montante no canal logístico. O mais importante e lembrar que as atividades logísticas na cadeia de CS imediata da empresa esta ligada ao abastecimento físico de materiais (gerencia de materiais) e distribuição física. A definição moderna para este processo e a logística empresarial e sua primeira etapa passa por:
-Transporte
-Manutenção de estoques
-Processamento de pedidos
-Compras
-Embalagem preventiva
-Armazenamento
-Controle de materiais
-Manutenção das informações
-Programação de suprimentos.
Composto de atividades em um sistema logístico
Canal Logístico: Canal físico de suprimentos:
Lacuna em tempo e espaço entre as fontes materiais e seus pontos de processamento.
Canal fisco de distribuição:
lacuna em tempo e espaço entre os pontos de processamento e os clientes.
Canal logístico reverso:
conceito bastante atual que trata do produto com foco maior em alguns aspectos de sua vida útil considerando o que e como se faz para devolver mercadorias obsoletas, danificadas ou inoperantes aos seus pontos de origem para concerto ou descarte assim como o retorno de embalagens ao seu ponto de origem devido à característica do produto embalado.
O composto de atividades em um sistema logístico é dividido em atividades chave e de suporte sendo as chaves: serviço ao cliente-necessidade e desejos dos clientes em serviços logísticos, reação dos clientes ao serviço, estabelecimento de níveis de serviço aos clientes. No transporte, temos a seleção do modal e serviço de transporte, consolidação de fretes, roteiro e programação de veículos, seleção de equipamento. Em fluxos de informação e processamento de pedidos temos: processamento de interface entre pedidos, métodos de transmissão de informações sobre pedidos, regras sobre pedidos.
Em gerencia de estoques temos todas políticas de estocagem de MP e produtos acabados , previsão de vendas, numero, tamanho e localização dos pontos de estocagem, estratégias ( Just in time). As atividades de suporte estão ligadas em armazenagem determinando o espaço, configuração do armazém localização do estoque, manuseio de materiais, seleção de equipamentos, processamento para separação de pedidos, alocação e recuperação dos materiais. Em compras, seleciona as fontes de suprimentos, embalagens auxiliando por fim PD e OP.
Atenciosamente
Maicon Oliveira
Ola Maicon
ResponderExcluirGostei muito das informações, me ajudaram muito em meus estudos e no trabalho.
Parabéns
Fabio Martinelli